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sexta-feira, junho 24, 2005

REGRAS DE OURO DO CANTO

A BOA VOZ DE UM(A) CANTOR(A)

CUIDADOS COM A VOZ e TÉCNICAS DO CANTO
CUIDADOS E MANUTENÇÃO DA VOZ


Decorrente da prática do cantor (ou professor), é comum problemas como rouquidão, laringite, falta de ar para pronunciar as palavras, respiração inadequada, rapidez ao falar, palavras mal pronunciadas, uso de som forte com esforço físico, ambientes empoeirados, giz entre outros.Os cuidados apresentados a seguir foram pensados de forma que o cantor ou o professor possa preservar a sua voz e consciencializar-se da importância de sua manutenção, assim como da disciplina que deve ter ao praticar tais exercícios.--Evitar o fumo, droga ou álcool; -Alimentação balanceada; -Evitar o cansaço físico e mental, compensar com a prática regular de exercícios de relaxamento; -Evitar contacto com substâncias alérgicas ou ambientes empoeirados e poluídos; o giz em particular; -Evitar falar em ambientes ruidosos ou ao ar livre; -Humedecer a mucosa da faringe preferencialmente com água, ou com a própria saliva, caso não seja possível ingerir água, durante uma aula, por exemplo; -Dias de clima seco, ingerir maior quantidade de água, durante o dia todo. -Evitar mudanças bruscas de temperatura interna (ingestão sucessiva de alimentos quentes e muito gelados), ou mesmo externa, principalmente quando ao ar livre ou em ambientes aquecidos ou resfriados artificialmente; -Também no caso de ter qualquer infeção nas vias respiratórias superiores, não mudar a voz para torná-la mais eufônica; -Falar sempre na região tonal óptima; -Evitar pigarrear ou tossir. Engolir sempre; -A respiração deve ser de pouca entrada de ar, pois compromete a postura como em 14; -Cultivar o repouso vocal, após, e mesmo antes de uma aula, ou um dia de várias aulas; -Manter uma postura relaxada ao falar ou cantar; -Manter a higiene bocal; -Cuidado com os "conselhos milagrosos" de terapias caseira, tais como: goles de conhaque para aquecer a voz, mastigar gengibre, o que é pouco recomendável, chá, café, cigarro, pastilhas entre outros. Uma eventual cura ou melhoria com estes métodos está ligado á cura psicológica de auto-sugestão; -Alterações hormonais. Durante o período pré-menstrual; costuma aparecer uma disfonia (alteração da voz), o mesmo acontece durante a gravidez e a puberdade; -A rouquidão, talvez o problema mais freqüente, é sempre um motivo de alerta, pois indo de uma simples irritação momentânea da mucosa laríngea, passando por calos nas pregas vocais. ulcerações ou ainda coisas mais graves, como um câncro laríngeo. Por isso, a mesma deve ser investigada o mais rápido possível, para evitar qualquer tipo de prejuízo vocal.Todos esses cuidados são tidos como básicos para o profissional que trabalha excessivamente com a voz que deve estar sempre bem cuidada, mas não deixar que isso se torne motivo de preocupação exagerada.


TÉCNICAS GERAIS DO CANTO

POSTURA
Cabeça erecta sem rigidez. Coluna vertebral na posição vertical, peito ligeiramente elevado e os pés firmes e separados de modo que o peso do corpo
fique distribuído e confortavelmente apoiado sobre eles.

RESPIRAÇÃO
Com o peito ligeiramente elevado, respirar utilizando o músculo diafragma, sem elevar o peito ou ombros. A expansão das costelas circunda todo o peito, especialmente na direção das costelas de baixo, enquanto e diafragma e paredes abdominais permanecem flexíveis pois são essenciais para o controle da emissão de ar.
RELAXAMENTO
O relaxamento é a liberdade de ação, estado de balanço e equilíbrio ou prontidão para a execução. Não apenas afrouxamento ou inércia. Deve ser entendido como a habilidade necessária para um bom cantar exigindo uma maior delicadeza, balanço e interacção dos ajustes musculares ao redor da laringe, pescoço, língua e boca. Ajustes que devem sempre estar prontos a mudar com grande rapidez durante o canto.
RESSONÂNCIA
A atividade vibratória da voz engloba várias estruturas: músculos, ossos, ligamentos e cavidades de todo o corpo. O corpo deve ser considerado como um ressonador complexo da voz. A ausência de contracção de esforços musculares com o sentimento resultante da completa liberdade assegura uma correcta coordenação de todas as partes da região vocal com a máxima ressonância e qualidade vocal.
REGISTO
O registo no canto refere-se às mudanças ou paragens na qualidade vocal que ocorrem quando as cordas vocais se reajustam para produzir freqüências altas ou baixas (notas altas ou baixas). A maioria dos cantores que não possuem os benefícios de uma técnica vocal apropriada, sentirão uma notável mudança na qualidade quando eles alcançam determinado ponto na tessitura (alcance vocal) da voz enquanto cantam determinada passagem na escala musical. Esse “elevador” na voz marca o ponto de transicção onde a voz de peito termina e a voz de cabeça começa. A sensação de mudança de registo, o qual pode flutuar de acordo com a intensidade do som da vogal usada nos exercícios ou frases musicais, normalmente ocorre nalgum lugar na área logo abaixo do tom da voz falada.
DICÇÃO
Em seu completo sentido, dicção significa não somente a clareza, beleza, sensibilidade e inteligibilidade de comunicação da língua, mas a total técnica e arte da distribuição do texto cantado, por exemplo: ênfase ou fusão numa palavra, cor emotiva, nuança, continuidade da linha melódica, etc. As vogais são os veículos da voz e assim, são ressonadas através de todas as áreas de ressonância. A posição da língua e forma da boca, são factores que contribuem para a formação da vogal. As consoantes são formadas na região da boca pelo movimento dos lábios, língua, dentes e palato. Cada movimento não deve perturbar a liberdade da garganta de produzir os sons. ---------------------------------------

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